Ações Ambientais

Para incentivar a preservação do meio ambiente, contribuindo para o aumento de áreas verdes e adequado consumo de água e reaproveitamento de materiais recicláveis, as concessionárias da AB Concessões realizam, anualmente, diversas atividades socioambientais. 

Conheça todas as ações socioambientais da AB Concessões aqui

E, por meio destas ações internas e externas como, por exemplo, redução no consumo de energia, água e resíduos sólidos, gestão ambiental nos negócios, direito, conservação da biodiversidade e educação ambiental, que a AB Triângulo do Sol conquistou, em 2014, a certificação Prêmio Ambiental Chico Mendes.

Em sintonia com o engajamento do Grupo AB Concessões, a AB Triângulo do Sol promove, junto a seus usuários e comunidade lindeira das rodovias sob sua concessão, ações ambientais de conscientização, principalmente em datas comemorativas como Dia Mundial da ÁguaDia Mundial do Meio AmbienteDia da Árvore e do Dia de Defesa da Fauna, em que são distribuídos materiais alusivos como, por exemplo, mudas de árvores, canecas de material reciclado, lápis ecológicos, entre outros. Outras ações, como a Campanha Lacre Solidário e o descarte adequado de ressolagens de pneus fazem parte das diversas iniciativas da concessionária em prol da preservação do meio ambiente. 

Um dos maiores exemplos do seu compromisso ambiental está no plantio de 220 mil árvores, em 20 anos de concessão, sendo 100 mil árvores apenas na Serra de Jaboticabal, o que promove a manutenção da biodiversidade local. Além disso, nos últimos quatro anos, 267 toneladas de ressolagens de pneus foram coletadas pela AB Triângulo do Sol, contribuindo para a redução da disposição de resíduos em aterros sanitários.


Lâmpadas, pilhas e baterias

Dentro de seu programa de coleta de resíduos, a AB Triângulo do Sol também se preocupa com um item importante: as lâmpadas. A concessionária faz a descontaminação de lâmpadas fluorescentes contendo mercúrio em sua composição que foram geradas em suas unidades operacionais.

Pilhas e baterias também tem sua vez. Estes materiais, cujos resíduos tóxicos trazem riscos ao meio ambiente e à saúde pública, são descartados corretamente, evitando a contaminação dos lençóis freáticos, do solo e dos rios.


Reciclagem de uniformes

A AB Triângulo do Sol, doou, em maio de 2018, mais 400 cobertores produzidos a partir de uniformes reciclados para Fundos Sociais de Solidariedade do trecho de concessão. Em 2017, quando a empresa iniciou o projeto, foram doados 240 cobertores. 

Se os 387 quilos deste material têxtil proveniente dos uniformes tivessem sido descartados em aterros sanitários, o montante ocuparia um volume equivalente a 2,90 m³. Quando um material é destinado a um aterro, a disposição ocorre em camadas intercaladas com terra, anulando assim a presença de oxigênio no material aterrado. Este processo exige que a decomposição seja anaeróbia, o que resulta na geração de metano, gás com retenção de calor 21 vezes maior que o gás carbônico (CO2). Outros impactos ambientais evitados com a reciclagem das peças foram a emissão de 5,69 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) e o consumo de 19.574,90 kWh de energia elétrica.