Perguntas Frequentes

Sobre os Pedágios

Como são calculadas as tarifas de pedágio?

As tarifas estão previstas no contrato de concessão e seus valores são calculados com base na Tarifa Quilométrica Básica, que estipula o preço unitário para cada quilômetro de rodovia abrangido por determinada praça de pedágio. Tal tarifa decorre de estudos dos preços dos pedágios cobrados no Estado de São Paulo quando as estradas eram administradas por órgãos da Secretaria Estadual de Transportes. Há diferença na tarifa cobrada nas estradas de pista simples e nas estradas de pista dupla. Além disso, cada praça de pedágio cobre um número definido de quilômetros, razão porque há diferença entre as tarifas de cada praça.

Como são reajustadas as tarifas de pedágio?

O contrato de concessão, firmado entre a AB Triângulo do Sol e o Governo do Estado de São Paulo estipula que as tarifas são reajustadas, anualmente, no dia 1º de julho. O índice de referência é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), válido para o período de doze meses que se completa no segundo mês anterior à data base do reajuste. Cabe ao Secretário de Transportes do Estado de São Paulo autorizar o reajuste das tarifas, através de publicação dos valores no DOE (Diário Oficial do Estado de São Paulo).

É possível pagar pedágio com cartão de crédito? 

Não. A concessionária aceita as seguintes formas de pagamento:
  • Dinheiro;
  • Vale Pedágio: exclusivo a caminhoneiros, embarcadores e operadores de rodovias, nas modalidades Visa Vale Pedágio, DBTrans e Repom.
  • Pagamento automático: sistema eletrônico que exige a instalação de um aparelho no interior do veículo e desobriga o motorista a parar para efetuar o pagamento. Empresas habilitadas: Sem Parar, Conect Car e Auto Express.

A quem é concedida a isenção da tarifa de pedágio?

A política de isenção de pedágio é regulamentada pela Portaria 13/2014 da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Informações podem ser obtidas no site da Artesp: http://www.artesp.sp.gov.br/rodovias-isencao-de-tarifas.html.

Motos e triciclos pagam pedágio?

Nas rodovias administradas pela AB Triângulo do Sol, motos não pagam pedágio. Triciclos sim.

Utilitários (Kombi e Van) pagam pedágio?

Utilitários com rodagem simples pagam tarifa igual a veículo de passeio. Utilitários com rodagem dupla pagam tarifa comercial.


Sinalização da Rodovia

Os trechos em obras na rodovia trazem desconforto à viagem. Como é feita a sinalização destas obras? 

Toda a sinalização é executada com base no Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP. Por se tratar de uma situação especial é sempre recomendável aos usuários que ao trafegar por trechos em obras, tenham mais cuidado e atenção.

Como é feita a sinalização das rodovias administradas pela AB Triângulo do Sol?

Toda a sinalização é executada com base no Manual de Sinalização Rodoviária do DER/SP, seguindo suas diretrizes técnicas, que foi rigorosamente implantado após a aprovação da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).


Serviços Prestados

Se eu precisar de informações ou quiser fazer uma reclamação, como posso entrar em contato com a AB Triângulo do Sol? 

  • Por meio do canal de atendimento do SAC, no telefone 0800 701 1609, escolhendo a opção 3. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h;
  • Neste site, na página Fale Conosco;
  • Enviando e-mail para sac@triangulodosol.com.br;
  • Escrevendo para o endereço: Rua Marlene David dos Santos, 325 – Jardim Paraíso III – Matão/SP – CEP 15991-360.

Como requerer acesso às rodovias?

Os interessados em acessos às rodovias administradas pela AB Triângulo do Sol devem entrar em contato com o SAC da concessionária para receberem as orientações necessárias, através do telefone 0800 701 1609.

Quando precisar de ajuda na rodovia, o que o usuário deve fazer?

Ligar para 0800 701 1609, escolher a opção 2. O atendimento é feito 24 horas por dia. O número recebe chamadas de aparelhos móveis ou fixos. O auxílio também pode ser solicitado por meio da Polícia Militar Rodoviária. A AB Triângulo do Sol possui, ainda, viaturas de inspeção de tráfego que circulam 24 horas por dia pelas rodovias. O usuário deve informar sua localização (rodovia, quilômetro, ponto de referência – que pode ser um posto de serviço, restaurante ou qualquer outro estabelecimento), tipo do veículo e indicações do defeito ou ocorrência que exige a solicitação do auxílio. O acionamento também poder ser feito através dos telefones de emergência instalados a cada quilômetro nos dois sentidos da rodovia. Este serviço está disponível em todo o trecho administrado pela concessionária e dispensa a informação da localização por parte do usuário, pois ao acioná-lo, o Centro de Controle de Operações (CCO) já tem a identificação.

Quais os serviços de responsabilidade da concessionária?

O sistema de concessões rodoviárias prevê a execução, pela concessionária, dos chamados serviços delegados: operação de sistema integrado de supervisão e controle de tráfego, operação dos postos de pedágio, prestação de apoio aos usuários no atendimento pré-hospitalar às vítimas de acidentes de trânsito, com eventual remoção para hospitais; guincho; desobstrução de pista; operação de serviço de telefonia de emergência e orientação e informação aos usuários, inspeção de pista (faixa de domínio, áreas remanescentes, sinalização comum e de emergência e apoio operacional aos demais serviços), monitoração das condições de tráfego na rodovia, conservação de rotina (pavimento, drenagem, túneis, obras de artes especiais, sinalização, dispositivos de segurança rodoviária, revestimento vegetal, etc), conservação especial (recapeamento de pista, recuperação de obras de arte, substituição de sinalização vertical e horizontal, etc).

Como funciona o serviço de guincho e socorro mecânico da AB Triângulo do Sol?

De acordo com o edital de licitação, a concessionária deve manter serviço de ajuda aos usuários cujos veículos apresentam panes mecânicas ou elétricas na rodovia, sinalizando o local e, se o problema não for resolvido de imediato, tirá-los da faixa de rolamento ou acostamento, destinado a emergências, removendo o veículo com pane até um local seguro mais próximo, onde o usuário poderá procurar meios próprios para solucionar o problema do veículo com mais segurança e tranquilidade, liberando a viatura (guincho ou inspeção de tráfego) para voltar à rodovia e atender a outros usuários que eventualmente precisem de auxílio. 


Limites de Velocidade

Qual o limite de velocidade no trecho da AB Triângulo do Sol? 

A velocidade máxima permitida de tráfego nas rodovias é definida pela Portaria SUP/DER 171 de 26 de abril de 1999 e varia de acordo com as características geométricas da via. Levam-se em conta, ainda, suas peculiaridades, tais como perímetro urbano, restrições na pista e área com incidência de neblina. No trecho administrado pela AB Triângulo do Sol, os limites de velocidades variam conforme segue:

  • SP 310 (Rodovia Washington Luís) - apresenta limite de velocidade variável de 40 km/h a 110 km/h.
  • SP 326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima) - apresenta limite de velocidade variável de 40 km/h a 110 km/h.
  • SP 333 (Rodovias Carlos Tonanni / Nemésio Cadetti / Laurentino Mascari / Dr. Mario Gentil) - apresenta limite de velocidade variável de 40 km/h a 110 km/h.

Em função da variação do limite máximo de velocidade permitido nas rodovias, é fundamental que o motorista fique atento às placas de sinalização, localizadas à margem das vias.


Concessão Rodoviária

Quem fiscaliza o trabalho da concessionária?

A Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). Ela tem a finalidade de regulamentar e fiscalizar todas as modalidades de serviços públicos de transporte autorizados, permitidos ou concedidos, no âmbito da Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo.

Em que a concessão difere da privatização?

Na privatização, o Estado transfere para a iniciativa privada o controle do negócio, o patrimônio da empresa ou órgão estatal, deixando de ter qualquer ingerência sobre o que está sendo privatizado. O Estado continua responsável pelas normas disciplinadoras. 
Na concessão, o Estado transfere a administração do negócio para iniciativa privada, estabelece um prazo para término da concessão e define a forma em que a iniciativa privada deve trabalhar: serviços, responsabilidades, condições, cronograma de realização, normas e regulamentos que devem ser seguidos, preços, formas de cobrança, etc. 
Nem todos os serviços são transferidos para a iniciativa privada e o Estado continua com total autoridade sobre o empreendimento. Além disso, mantém severa fiscalização sobre o trabalho da concessionária.
Ao final do prazo, a concessionária devolve ao Estado todos os bens reversíveis, direitos e privilégios vinculados à exploração, no caso da AB Triângulo do Sol, do sistema rodoviário, inclusive o que for por ela implantado.

Qual é o prazo de concessão da AB Triângulo do Sol?

O prazo de concessão da AB Triângulo do Sol compreende o período de 18/06/1998 a 17/07/2021. 


Qual é o trecho administrado pela AB Triângulo do Sol?

SP 310 

  • Rodovia Washington Luís - entre São Carlos e Mirassol (do km 227+800 ao km 454+300)

SP 326 

  • Rodovia Brigadeiro Faria Lima - de Matão a Bebedouro (do km 293+000 ao km 379+266)

SP 333 

  • Rodovia Carlos Tonanni / Nemésio Cadetti / Laurentino Mascari / Dr. Mario Gentil - entre Sertãozinho e Borborema (do km 83+020 ao km 212+450)