Ações Socioambientais

Dia Mundial da Água


Em celebração ao Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março, a AB Triângulo do Sol distribui, anualmente, milhares de brindes com mensagem de conscientização aos usuários das rodovias, nas praças de pedágio. O objetivo desta ação é conscientizar e sensibilizar as pessoas a praticarem o uso racional da água e refletirem sobre a importância de sua preservação.


Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente também é celebrado, anualmente, pela AB Triângulo do Sol. No dia 5 de junho, a concessionária distribui brindes alusivos à data aos usuários das rodovias que passam pelas praças de pedágio. Com esta ação, a AB Triângulo do Sol espera promover a conscientização de milhares de pessoas sobre o tema e contribuir para a conservação ambiental.


Reciclagem de uniformes


Na AB Triângulo do Sol, as renovações periódicas de uniformes representam oportunidades de assistência social e preservação do meio ambiente. Com o objetivo de ajudar os mais necessitados e descartar resíduos de forma consciente, a concessionária realiza a transformação de uniformes usados em cobertores. Em seguida, esses cobertores são doados aos Fundos Sociais de Solidariedade do trecho de concessão, ajudando a aquecer os dias frios de pessoas carentes.


Palestras sobre educação ambiental


Acreditando que a preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade, inclusive as crianças, a concessionária realiza palestras em escolas dos municípios lindeiros com o objetivo de despertar, desde cedo, a consciência pela preservação ambiental. Durante as atividades, um palestrante da AB Triângulo do Sol aborda a importância dos cuidados com a natureza para a preservação da vida e distribui brindes comemorativos a algumas datas, como Dia da Árvore e Dia de Defesa da Fauna.



Campanhas e ações apoiadas pela concessionária


Campanha #FocaNaVida (Carnaval)


Campanha realizada pela Artesp e apoiada pela concessionária com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre direção consciente durante o Carnaval. Neste período, nas praças de pedágio, a AB Triângulo do Sol distribui milhares de leques carnavalescos aos usuários das rodovias e aplica peças publicitárias nas cancelas. Ao longo das rodovias, a concessionária ainda disponibiliza banners com mensagens educativas e veicula frases da campanha em seus painéis eletrônicos.


Campanha do Agasalho


Durante o inverno, muitas pessoas e famílias sofrem com o frio sem ter como se aquecerem. Pensando nisso, a AB Triângulo do Sol participa, anualmente, da Campanha do Agasalho organizada pelo governo do estado de São Paulo. Cobertores, peças de roupas e calçados são arrecadados entre os colaboradores da concessionária e doados aos Fundos Sociais de Solidariedade de municípios do trecho de concessão com o objetivo de aquecer o inverno de pessoas carentes.


Distribuição de gibis da Turma da Mônica


Ação realizada pela concessionária, em apoio à Artesp, com o objetivo de instruir as crianças sobre as melhores práticas no trânsito. Equipes da AB Triângulo do Sol distribuem os gibis educativos gratuitamente nas praças de pedágio, escolas, empresas e estabelecimentos comerciais dos municípios do trecho de concessão.
   

Tutor Responsável


Campanha apoiada pela AB Triângulo do Sol, por meio da Artesp, com o objetivo de conscientizar os usuários sobre as consequências do abandono de animais nas rodovias. A concessionária realiza a veiculação de mensagens de conscientização nos painéis eletrônicos existentes ao longo das rodovias e fixa cartazes da campanha nas suas bases operacionais, como praças de pedágio, SAUs e PGFs.


Operação Corta Fogo


Com o objetivo de preservar a segurança dos usuários das rodovias, a AB Triângulo do Sol apoia, anualmente, a Operação Corta Fogo. Entre junho e setembro, em parceria com a Artesp, a concessionária exibe frases de alerta para os usuários nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias.Além disso, durante todo o período da campanha, a AB Triângulo do Sol mantém os trabalhos de roçada, capina e recolhimento da massa verde, realizados diariamente, e intensifica os aceiros, a fim de impedir que eventuais focos de incêndio em áreas particulares avancem para a faixa de domínio.


Rodovírtua


Muitas das ações realizadas às margens das rodovias e nos municípios lindeiros, em parceria com a Artesp, contam com o Rodovirtua, óculos de realidade virtual que proporciona a vivência de situações de risco, como dirigir sob os efeitos do álcool, atravessar vias em locais não permitidos, dentre outras. O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres sobre os riscos de se desrespeitar as normas de segurança no trânsito e prevenir acidentes.


Campanha Lacre Solidário


Desde 2017, colaboradores da AB Triângulo do Sol realizam, internamente, a Campanha Lacre Solidário. A nobre iniciativa consiste em arrecadar lacres de alumínio, trocá-los por cadeiras de rodas e doá-las para instituições de caridade e Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios lindeiros. O objetivo da campanha é evitar que lacres sejam descartados no meio ambiente e beneficiar pessoas necessitadas. O alumínio é um recurso natural não renovável, embora encontrado de forma abundante na crosta terrestre, e é 100% reciclável. O processo de reciclagem consome apenas 5% da energia gasta para extrair o material da natureza.


Campanha #FocaNaVida (Verão)


Campanha realizada pela Artesp e apoiada pela concessionária com o objetivo de conscientizar os motoristas a respeito dos riscos do uso do celular ao volante. Entre o final de novembro e o início de janeiro, a AB Triângulo do Sol distribui milhares de ventarolas aos usuários das rodovias, fixa peças publicitárias nas cancelas das praças de pedágio e veicula frases da campanha nos painéis eletrônicos existentes nas rodovias. 


Semana Nacional do Trânsito


Campanha apoiada pela concessionária, durante o mês de setembro, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do comportamento seguro para evitar acidentes. Em apoio à Semana Nacional de Trânsito, além de veicular mensagens temáticas nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias sob concessão, a AB Triângulo do Sol realiza diversas ações de conscientização às margens das rodovias e nos municípios lindeiros, para os mais diversos públicos, como pedestres, motociclistas, caminhoneiros e motoristas em geral.


Janeiro Roxo


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias a respeito da hanseníase. Em abril, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens temáticas nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias.


Abril Marrom


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias sobre a importância da prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira. Em abril, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens temáticas nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias.


Maio Amarelo


Movimento apoiado pela concessionária com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre boas práticas para um trânsito mais seguro. Durante o mês de maio, além de veicular mensagens alusivas ao Maio Amarelo nos painéis eletrônicos instalados no trecho sob concessão, a AB Triângulo do Sol realiza ações de conscientização às margens das rodovias e nos municípios lindeiros, para os mais diversos públicos, como pedestres, motociclistas, caminhoneiros e motoristas em geral.


Junho Vermelho


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias a respeito da doação de sangue. No mês de junho, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens temáticas nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias.


Agosto Laranja


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias a respeito da esclerose múltipla. Em agosto, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens temáticas nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias, incentivando a busca por informações sobre a doença.


Setembro Verde


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, com o objetivo de conscientizar os usuários das rodovias sobre a doação de órgãos e tecidos. Durante o mês de setembro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens temáticas nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias, incentivando as pessoas a pesquisarem e conversarem sobre o assunto.


Outubro Rosa


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Em outubro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias e distribui materiais alusivos à campanha, como panfleto e biscoito temáticos, nas praças de pedágio.


Novembro Azul


Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias sobre o câncer de próstata. No mês de novembro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagens sobre o assunto nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias, incentivando a realização de exames preventivos.