Campanhas e ações apoiadas

Distribuição de gibis da Turma da Mônica

Ação realizada pela AB Triângulo do Sol, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), visando instruir as crianças sobre as melhores práticas no trânsito. Equipes da concessionária distribuem os gibis educativos, gratuitamente, em escolas, empresas e estabelecimentos comerciais dos municípios do trecho de concessão.

Rodovírtua

Muitas das ações realizadas pela AB Triângulo do Sol, às margens das rodovias e dentro dos municípios lindeiros, contam com o Rodovírtua, óculos de realidade virtual da Artesp que proporcionam a vivência de situações de risco, como dirigir sob os efeitos do álcool, atravessar vias em locais não permitidos, dentre outras. O objetivo é prevenir acidentes por meio da conscientização das pessoas sobre os riscos de se desrespeitar as normas de segurança no trânsito.

Lacre Solidário

Desde 2017, com o incentivo da Artesp, colaboradores da AB Triângulo do Sol realizam a campanha Lacre Solidário. A nobre iniciativa consiste em arrecadar lacres de alumínio, trocá-los por cadeiras de rodas e doá-las para pessoas e instituições necessitadas. Além de estimular a solidariedade e o espírito de equipe, a campanha impede que muitos lacres sejam descartados no meio ambiente e proporciona melhor qualidade de vida para pessoas com dificuldade de locomoção.

Janeiro Roxo

Campanha apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar os usuários das rodovias a respeito da hanseníase. Durante todo o mês de janeiro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagem temática nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias. Em 2019, a seguinte frase foi divulgada: “Janeiro Roxo - Todos contra a hanseníase. Observe manchas na pele e procure um médico”.

Para informações sobre a doença, acesse: sbhansenologia.org.br

Raios nas Rodovias

Com a previsão da Defesa Civil (SP) quanto ao aumento da incidência de chuvas com raios, a AB Triângulo do Sol apoia a campanha Raios nas Rodovias, em parceria com a Artesp. Com o objetivo de orientar os usuários sobre como proceder em casos de chuvas com raios, entre fevereiro e março de 2019, a concessionária veiculou mensagem orientativa em seus letreiros eletrônicos: "Chuva com raios / Procure local seguro / Mantenha os vidros fechados / Não toque em partes metálicas". 

Plano Estadual de Combate à Dengue

Campanha da Secretaria da Saúde (SP) apoiada pela AB Triângulo do Sol, em parceria com a Artesp, que visa alertar sobre o risco oferecido pelo mosquito Aedes aegypti e conscientizar sobre a necessidade da prevenção da dengue. 

Durante o mês de fevereiro, apoiando o Plano Estadual de Combate à Dengue 2019, a concessionária realizou mutirão de limpeza ao longo do trecho sob concessão, a fim de intensificar a eliminação de possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti

Para conscientizar os usuários das rodovias sobre a importância de combater a doença, a AB Triângulo do Sol ainda divulgou mensagens de conscientização em seus letreiros eletrônicos e distribuiu milhares de folhetos educativos sobre o tema nas praças de pedágio. 

Para informações sobre a dengue, acesse: portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue

Imprudência

Em parceria com a Artesp, a AB Triângulo do Sol apoia a campanha ‘Imprudência’ do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP). Com o intuito de incentivar os motoristas a redobrarem os cuidados nas rodovias durante o carnaval 2019, a concessionária veicula mensagens em seus painéis eletrônicos. Entre os dias 1º e 5 de março: “Atenção no carnaval. Imprudência mata” e entre os dias 6 e 10 de março: “Atenção ao volante. Imprudência mata”.

A campanha publicitária sob o slogan “Imprudência tem consequência” revelou casos reais mostrando como o respeito às regras de trânsito é essencial para a segurança de todos. Entre os exemplos estiveram um acidente causado por um motorista embriagado, que termina com três mortos, e outro em que o desrespeito ao sinal vermelho gera uma colisão entre dois veículos e a morte de quatro pessoas.

Assista aos vídeos da campanha: 

Lei do Minuto Seguinte

Campanha do Ministério Público Federal (MPF) sobre a Lei 12.845/13 (“Lei do Minuto Seguinte”) apoiada pela AB Triângulo do Sol, por meio da Artesp. Com o intuito de ajudar a tornar a lei mais conhecida, entre março e abril, a concessionária divulga mensagem em seus painéis eletrônicos (“Lei do Minuto Seguinte. Conheça seu direito. Atendimento gratuito às vítimas de estupro”) e distribui folhetos sobre o tema durante suas ações de educação para o trânsito.

A “Lei do Minuto Seguinte” garante atendimento imediato, emergencial e integral às vítimas de estupro pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo quando não houver registro de boletim de ocorrência. 

Para mais informações, acesse: leidominutoseguinte.mpf.mp.br

Maio Amarelo

Movimento apoiado pela concessionária, em parceria com a Artesp, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a necessidade de boas práticas para um trânsito mais seguro. Durante o mês de maio, além de veicular mensagens sobre segurança viária nos painéis eletrônicos instalados no trecho de concessão, a AB Triângulo do Sol realiza ações de conscientização às margens das rodovias e nos municípios lindeiros, para os mais diversos públicos, como pedestres, motociclistas, caminhoneiros e motoristas em geral.

Campanha do Agasalho

Durante o inverno, muitas pessoas e famílias sofrem com o frio sem ter como se aquecerem. Pensando nisso, a AB Triângulo do Sol participa da Campanha do Agasalho organizada pelo Fundo Social de São Paulo. Cobertores, peças de roupas e calçados são arrecadados entre os colaboradores da concessionária e usuários das rodovias e doados aos Fundos Sociais de municípios do trecho de concessão, com o objetivo de aquecer os dias frios de pessoas carentes.
  

Operação Corta Fogo

Com o objetivo de preservar a segurança dos usuários das rodovias, a AB Triângulo do Sol apoia a Operação Corta Fogo, para a redução de queimadas no território paulista. Entre junho e setembro, em parceria com a Artesp, a concessionária exibe frases de orientação e conscientização nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias. Além disso, durante todo o período de estiagem, a AB Triângulo do Sol mantém os trabalhos de roçada, capina, recolhimento de massa verde e aceiros, a fim de impedir que eventuais focos de incêndio em áreas particulares avancem para as rodovias.

Junho Vermelho

Campanha da Fundação Pró-Sangue apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação para os estoques dos bancos de sangue. No mês de junho, a AB Triângulo do Sol veicula mensagem temática nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias, com o objetivo de chamar a atenção dos usuários para o tema e incentivá-los à doação. Em 2019, a seguinte frase foi divulgada: “Seja gentil. Doe sangue. Ajude o próximo! @prosangue”.

Para informações sobre o assunto, acesse: www.prosangue.sp.gov.br 

Agosto Laranja

Campanha da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (Abem) apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar as pessoas sobre a doença autoimune. Em agosto, a AB Triângulo do Sol veicula mensagem temática em seus letreiros eletrônicos, com o intuito de despertar o interesse dos usuários das rodovias para o tema e, consequentemente, incentivá-los a buscar informações sobre a esclerose múltipla. Em 2019, a seguinte mensagem foi divulgada: “Agosto Laranja – Esclerose Múltipla. Informe-se sobre a doença”.

Para informações sobre o assunto, acesse: abem.org.br

Semana Nacional de Trânsito

Campanha apoiada pela concessionária, em parceria com a Artesp, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do comportamento seguro para prevenir acidentes. No mês de setembro, além de veicular mensagens temáticas nos letreiros eletrônicos, a AB Triângulo do Sol realiza diversas ações de conscientização às margens das rodovias e nos municípios lindeiros, para os mais diversos públicos, como pedestres, motociclistas, caminhoneiros e motoristas em geral.

Setembro Verde

Campanha da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de avisar a família quando se escolhe ser um doador de órgãos e tecidos. Durante todo o mês de setembro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagem temática nos painéis eletrônicos instalados ao longo das rodovias, com o objetivo de incentivar os usuários a pesquisarem e conversarem sobre o assunto. Em 2019, a seguinte frase foi divulgada: “Doe órgãos, doe vida. Avise sua família”.

Para informações sobre o tema, acesse: abto.org.br

Pense Rosa – Outubro Rosa

Campanha da ONG Orientavida apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar as pessoas, especialmente as mulheres, sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagem em seus painéis eletrônicos e distribui materiais alusivos à campanha, como panfleto e biscoito temáticos, aos seus colaboradores e participantes das ações de segurança viária. Em 2019, a frase divulgada foi a seguinte: “Previna-se contra o câncer de mama. Faça a mamografia”.

Mais informações sobre o tema, inclusive sobre como apoiar a campanha, podem ser encontradas nos sites orientavida.org.br e americasamigas.org.br

Novembro Azul

Campanha da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apoiada pela concessionária, por meio da Artesp, que visa conscientizar as pessoas, especialmente os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e também quanto à saúde de forma global. Durante todo o mês de novembro, a AB Triângulo do Sol veicula mensagem sobre o assunto em seus painéis eletrônicos, com o objetivo de incentivar os usuários das rodovias a realizarem exames preventivos. Em 2019, a seguinte frase foi divulgada: “Previna-se contra o câncer de próstata. Procure um urologista”.

Para informações sobre o tema, acesse: portaldaurologia.org.br

SOS Mulher

Por meio da Artesp, a AB Triângulo do Sol é apoiadora da plataforma SOS Mulher, iniciativa da Polícia Militar e do Fundo Social (SP) que disponibiliza informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com o intuito de incentivar os usuários das rodovias a conhecerem a plataforma, durante todo o mês de novembro, a concessionária veicula em seus letreiros eletrônicos a seguinte mensagem: “www.sosmulher.sp.gov.br / Saúde, segurança e educação para mulheres”.

Para mais informações, acesse o site: sosmulher.sp.gov.br

Ligue CVV – 188

O Centro de Valorização da Vida (CVV) conta com o apoio da AB Triângulo do Sol, por intermédio da Artesp, para promover uma importante campanha de bem-estar. Com o objetivo de ajudar a prevenir suicídios (no fim do ano, o número de ocorrências costuma aumentar), durante todo o mês de dezembro, a concessionária veicula mensagem em seus painéis eletrônicos, informando o contato do CVV aos usuários das rodovias: “Apoio emocional gratuito 24h. Ligue CVV - 188”.

Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti

Com o objetivo de ajudar a combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da Artesp, a AB Triângulo do Sol participa da ‘Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti ’. Entre 2 e 7 de dezembro de 2019, os letreiros eletrônicos das rodovias administradas pela concessionária exibem mensagem de orientação para os usuários: “Previna-se contra dengue, zika e chikungunya / Não jogue lixo nas rodovias / O Aedes aegypti se reproduz em água parada”.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse: Estado de SP tem Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti